Inimigos silenciosos da proteção respiratória

Quando falamos em proteção respiratória, estamos falando de um equipamento de proteção individual que atua contra um “inimigo silencioso”. 

São riscos presentes no ambiente de trabalho de milhões de trabalhadores que não são visíveis a olho nu e nem chamam a atenção à primeira vista, mas que causam danos profundos à saúde respiratória, capazes de gerar repercussões muito negativas e prolongadas.

Em primeiro lugar, precisamos entender que qualquer alteração nos níveis ideais de oxigênio configura-se como risco. O corpo humano depende, para a sua respiração, de um ar com mistura de cerca de:

✔️ 21% de oxigênio

✔️ 78% de nitrogênio 

✔️ 1% de outros gases.

Vamos supor que determinado ambiente de trabalho apresente risco de inalação de vapores ou gases químicos. A presença destes gases poderá acarretar em graves problemas, como asfixia, por exemplo, o que pode ocasionar em efeitos fatais e irreversíveis.

A poeira parece inofensiva à primeira vista, mas pode ser danosa para trabalhadores que atuam desprotegidos em ambientes com muita poeira.

A inalação da sujeira em micropartículas, possui efeitos perigosos no longo prazo. Isto porque a inalação constante de poeira pode causar uma obstrução dos canais respiratórios, gradualmente, gerando problemas para se respirar, mesmo quando a pessoa já está fora da atividade de trabalho.

É por isso que usar o equipamento de proteção respiratória é tão importante. Outro aspecto a ser considerado, é que além disso, a aspiração constante de poeira pode levar ao trabalhador a inalar bactérias ou fungos, que muitas vezes estão contidos na poeira e, por meio desta inalação, acabam entrando no organismo do colaborador.

É por todos esses motivos que a Protecface fabrica diferentes modelos de respiradores para cada contaminante. Quando falamos de poeira, existem diversos tipo, como: poeiras vegetais (trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.), poeiras de lixamento e esmerilhamento; poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves, entre outras.

Esteja protegido sempre!

#saúdeemprimeirolugar