PFF

O uso de uma peça semi-facial filtrante deve ser feito mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança, medicina do trabalho ou o responsável pela empresa.

N95 Respiradores

A Peça Facial Filtrante (PFF), ou seja, o corpo do produto é também o meio filtrante responsável por não deixar os contaminantes do ambiente entrarem em contato com o sistema respiratório do usuário.

As máscaras denominadas PFF normalmente são descartáveis, não possuindo nenhum tipo de manutenção, dessa forma após a utilização ou quando indicado pelo responsável em SST o produto deve ser descartado. Estes respiradores são classificados da seguinte maneira:

Eficiência

PFF1 – Possuem eficiência mínima de 80% (Penetração máxima de 20%);
PFF2 – Possuem eficiência mínima de 94% (Penetração máxima de 6%);
PFF3 – Possuem eficiência mínima de 99% (Penetração máxima de 1%)

Válvula

Os respiradores descartáveis podem possuir ou não válvula de exalação. A válvula de exalação serve para facilitar a retirada de ar quente de dentro da máscara proveniente da exalação. Este item não influencia no fator de proteção, somente no conforto do usuário principalmente quando estes respiradores são empregados para atividades que exijam grande esforço físico, dessa maneira a troca gasosa se torna mais fácil e a sensação mais agradável.

Respiradores PFF2(S) ou PFF3(S) quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos não cirúrgicos e em casos que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

Então o que é PFF2-Carvão?

São respiradores PFF2, que possuem a mesma eficiência mínima de 94%, porém dotados de uma manta de carvão ativo que auxilia no alívio de odores incômodos provenientes de certos vapores orgânicos em concentração até o nível de ação (metade do limite de exposição ocupacional – LT ou T.L.V).

É importante ressaltar que o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, conforme comunicado XXI emitido em 17/05/2013, não mais atestará respiradores que possuam qualquer indicação para vapores orgânicos (VO), ou seja, nos Certificado de Aprovação destes produtos não haverá nenhuma menção referente a vapores orgânicos ou até mesmo odores de vapores orgânicos.

Estes respiradores não são indicados para proteção contra vapores orgânicos.

Posso utilizar a PFF2-Carvão para pintura?

Sim, este respirador pode ser indicado para pintura, desde que o usuário garanta que os contaminantes do ambiente, no caso de odores de vapores orgânicos, estejam abaixo do limite de ação (metade do limite de exposição ocupacional – LT ou T.L.V). Além do mais, como comprovação disso o usuário deverá atender por completo todos os requisitos do PPR da Fundacentro.

Importante: Todo respirador denominado como peça facial filtrante-PFF independente do seu percentual de eficiência ou resistência ao tipo de aerossol devem ser usados até 10 vezes o limite de exposição ocupacional, nos casos dos respiradores PFF2 e PFF3 e até 5 vezes o limite de exposição ocupacional para os respiradores PFF1 e para todos os casos sempre abaixo das concentrações IPVS (Imediatamente Perigosas a Vida e a Saúde).

P1 P2 e P3 ou PFF1 PFF2 e PFF3?

A principal diferença entre estes filtros é justamente a forma de utilização: enquanto os respiradores PFF são o próprio filtro, os filtros P1, P2 e P3 são utilizados com máscaras semifacial elastomérica ou facial inteira sendo que nestes casos se substitui o filtro e não a máscara, diferentemente dos respiradores descartáveis denominados como PFF.

A eficiência e o limite de exposição ocupacional de uma máscara semifacial com filtro P2 e um respirador PFF2 são os mesmos para ambos tipos de respiradores.

O que é Limite de tolerância-LT?

De acordo com a NR-15, item 15.1.5, o limite de tolerância é a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador.

Modelos

504V(S) — PFF1

Peça semifacial filtrante para partículas, formato dobrável, com válvula de exalação, classe PFF1 “S”, indicado para poeiras e névoas.

Veja mais

504(S) — PFF1

Peça semifacial filtrante para partículas, formato dobrável, classe PFF1 “S”, indicado para poeiras e névoas.

Veja mais

604V(S) — PFF2

Respirador purificador de ar tipo peça semifacial filtrante para partículas, formato dobrável, com válvula de exalação, classe PFF2 V “S”.

Veja mais