Proteção respiratória dos colaboradores: agentes contaminantes prejudiciais

O uso de máscaras e respiradores, quando utilizados de forma correta, é essencial para a proteção respiratória dos trabalhadores contra a inalação de contaminantes existentes em seu ambiente de trabalho.

Diversas indústrias e empresas precisam utilizar de gases e produtos químicos durante a sua produção ou na sua atividade final, mesmo que seja direta ou indiretamente. Alguns ambientes de trabalho, como subsolos, porões, chão de fábrica, galerias e galpões, estão sujeitos à presença de odores, vapores, fumaça, pó, gases e outras partículas que ficam em suspensão no ar, sendo muito perigosos para a saúde quando entram em contato com o corpo humano. 

Seja por causa da natureza de seus projetos em si e suas finalidades, ou pela falta de aplicação das medidas de segurança necessárias, estes locais costumam ser considerados de risco tóxico ou asfixiante, em virtude da presença de agentes perigosos ou contaminantes no ar. 

É comum vermos muitas indústrias e empresas serem avaliadas constantemente pelo departamento de saúde e segurança do trabalho, com o objetivo de impedir a ocorrência dos efeitos danosos sobre os trabalhadores. Por isso, é necessária a adoção de medidas adequadas para a minimizar os perigos existentes para os trabalhadores daquele ambiente.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPC) é fundamental para a proteção respiratória de seus colaboradores e evitar o contato com substâncias perigosas em ambientes de trabalho tóxicos e asfixiantes.

Em geral, podemos classificar os estados físicos dos contaminantes da seguinte forma:

  • Poeiras: podem ser de algodão, cereais, pelos, penas e minerais. São partículas sólidas geradas por um processo ou quebra mecânica que a reduziu em partículas menores;
  • Névoas: partículas líquidas no ar, formadas por uma ruptura mecânica de um líquido. Ex: jato de água ou outro líquido;
  • Fumos: é gerado quando um metal ou plástico é fundido, vaporizado e resfriado de forma rápida que cria partículas muito finas que ficam suspensas no ar; 
  • Gases: fluido no estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão, que não possui restrição de movimento e ocupa todo o espaço;
  • Vapores: aquilo que era sólido ou líquido e se transformou em gasoso; 
  • Fumaça: mistura feita de gases e vapores, que resultam da combustão incompleta dos materiais. 

Todos os equipamentos de proteção individual devem, por lei, ser disponibilizados de forma gratuita e em boas condições de uso aos empregados que atuam em ambientes de trabalho tóxicos. 

Se a sua empresa gera algum destes contaminantes, você precisa prevenir problemas de saúde do seu colaborador com as máscaras da ProtecFace!

Quer conhecer nossos respiradores? Faça sua encomenda agora pelo WhatsApp!

Entre em contato conosco ou siga nossas redes sociais para mais conteúdos como esse e para ficar por dentro dos nossos outros lançamentos!

Instagram: @protecfacerespiradores

Facebook: ProtecFace 

LinkedIn: ProtecFace