Entenda a importância do teste Portacount

O teste PortaCount é um método de avaliação quantitativa da vedação da máscara facial usada por um trabalhador durante uma exposição a contaminantes no ar, como poeira, fumos, vapores ou aerossóis. É um teste não invasivo e não requer a coleta de amostras biológicas. 

Este teste melhora a eficácia da vedação da máscara facial e garante que o usuário esteja protegido contra a exposição a substâncias perigosas no ar. É frequentemente utilizado por trabalhadores que usam respiradores em diversos segmentos, incluindo:

  • Indústrias químicas e farmacêuticas
  • Indústrias de mineração e logística de petróleo
  • Setor de construção civil
  • Setor de saúde, incluindo hospitais e laboratórios
  • Bombeiros e equipes de resgate

Esses são apenas alguns exemplos de setores que podem utilizar o teste PortaCount. Em geral, qualquer pessoa que precise usar um respirador para proteção contra a exposição a substâncias perigosas, pode se beneficiar do teste PortaCount para garantir que uma máscara facial esteja corretamente ajustada e vedada.

Durante o teste, o trabalhador usa uma máscara respiratória que é conectada ao instrumento PortaCount que mede o número de partículas que penetram na máscara facial durante o uso. O instrumento também mede o número de partículas que são expiradas pelo trabalhador. 

A partir dessas medidas, o instrumento calcula a vedação da máscara facial, fornecendo uma avaliação objetiva da capacidade da máscara facial de proteger o trabalhador contra a exposição a contaminantes no ar.

O teste PortaCount é amplamente utilizado em locais de trabalho onde é necessário o uso de equipamentos de proteção respiratória, como em trabalhos que envolvem produtos químicos, poeira, fumos, entre outros. 

Quer saber como funciona o teste Portacount?

Durante o teste, o usuário coloca a máscara e um adaptador especial conectado ao aparelho PortaCount é colocado na entrada de ar da máscara. O aparelho mede a quantidade de partículas que passam através da vedação da máscara e compara com a quantidade de partículas no ar ambiente. O resultado é uma avaliação de vedação da máscara, conhecida como fator de proteção atribuído (APF).

A Protecface orgulha-se em ter submetido os seus respiradores ao teste Portacount e ter sido aprovada em todos eles!
Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos respiradores.